Código de transito – Conheça as principais regras de trânsito para ciclistas
Assim como os demais veículos, a bicicleta possui normas a serem cumpridas para o bom convívio e o bom funcionamento nas vias da cidade. Por isso, é importante que todos que pedalam conheçam e sigam as regras de trânsito para ciclistas.
Se você tem o hábito de trafegar com a sua bicicleta pelas ruas das cidades, confira os pontos mais importantes do código de trânsito para bikes e pedale com mais segurança.
Mais que garantir o fluxo de veículos, elas também são essenciais para estabelecer o respeito e a segurança para os ciclistas e as demais pessoas, incluindo motoristas e pedestres. A seguir, confira as regras básicas para ciclistas.
Circulação na via
Uma das principais regras de trânsito para ciclistas diz que a rede ciclo viária é o espaço de prioridade para andar de bicicleta. Ela se divide em ciclovia (separada do tráfego comum por um desnível ou elementos de segregação), ciclofaixa (parte da pista ou da calçada delimitada com sinalização) e espaços compartilhados com pedestres.
De acordo com o artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, os ciclistas podem pedalar na lateral da via, com preferência de circulação em relação aos veículos com motor. O sentido seguido deve ser o mesmo dos demais veículos e só pode ser contrário quando for permitido por autoridade de trânsito.
Circulação na calçada
O ciclista não deve pedalar na calçada, devido à circulação de pedestres, evitando que ocorram acidentes. Entretanto, de acordo com o art. 59 do CTB, a atitude é permitida em situações atípicas mediante sinalização do órgão público responsável pela fiscalização.
Caso seja preciso subir na calçada, diante de adversidades na via, é necessário que o ciclista não esteja montado ou pedalando a bicicleta. Apenas a empurrando, ele pode andar entre os pedestres, dentro dos parâmetros da lei.
Prioridade de passagem
As regras de preferência no trânsito dizem que os motoristas de veículos automotores devem aguardar os ciclistas fazerem as travessias. Para ultrapassagem das bikes, eles devem reduzir a velocidade e manter uma distância lateral mínima de 1,5 m.
O dever dos ciclistas, em relação à prioridade, é ceder passagem para os pedestres. Isso precisa ser seguido tanto nas vias urbanas quanto nas calçadas compartilhadas, em que os pedestres estão autorizados a circular.
Acessórios Obrigatórios para ciclistas
O art. 105 indica como acessórios obrigatórios para os ciclistas: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Embora o uso do capacete não seja obrigatório pelo código de trânsito para bikes, não deixe de usá-lo, pensando na sua própria segurança.
Apesar de não serem obrigatórios, existem itens que complementam a segurança do ciclista. Colete refletivo, luvas, roupas claras ou chamativas e óculos para proteger os olhos de poeira e detritos também são recomendados.
Como são itens adicionais, eles têm um papel de tornar a experiência com a bike mais segura, e tornar o ciclista mais visível aos motoristas.
Boa conduta
Como os outros condutores, o ciclista deve ter uma boa conduta, o que contribui principalmente para sua própria segurança. A legislação proíbe manobras e ações como pedalar empinando a bicicleta em ciclovias, ciclofaixas e demais espaços de circulação, para evitar riscos a pedestres, a outros ciclistas e a si próprio.
Outra exigência é não pedalar de forma agressiva. Isso significa que o ciclista não deve circular em calçadas ameaçando os pedestres com sua velocidade ou conduta . Caso cometa essa infração, ele está sujeito a multa e remoção da bike.
Manutenção da bike
Uma das regras de trânsito para ciclistas mais seguidas com frequência é a manutenção da bicicleta. A maioria das pessoas habituadas a pedalar faz a revisão e verifica tudo o que deve ser ajustado para uma melhor autonomia, como a troca de pneu careca, a lubrificação das peças e o ajuste da corrente. Caso não saiba fazer a manutenção correta, recomendamos a manutenção preventiva na CICLORIO.
Segundo o art. 27 do CTB, essa preocupação deve vir antes de colocar o veículo em circulação. Os itens de uso obrigatório também devem ser ajustados quando for necessário, por exemplo, limpando e regulando a posição dos refletores de sinalização noturna, para garantir que continuem visíveis pelos motoristas.
Sinalização
As bicicletas não possuem as setas de direção para facilitar a sinalização. Ainda que as leis de trânsito para ciclistas não especifiquem, recomenda-se adotar o código gestual mais comumente utilizado para que os motoristas percebam suas intenções.
Para virar à esquerda, estique o braço esquerdo horizontalmente. Para a direita, faça o mesmo movimento, mas com o braço oposto. O alerta de obstáculos é feito com a mão esticada para baixo.